segunda-feira, 27 de maio de 2013

A SAGA DA FÊNIX NEGRA - 1976/1980

A Saga da Fênix Negra ocorreu em meados de 1976 e foi apresentada entre as edições #98 até a #137 de The Uncanny X-Men. A trama se inicia quando os X-MEN tentam retornar á Terra, após uma batalha contra Steve Lang e seus sentinelas na estação espacial do projeto ArmagedomJean Grey, a GAROTA MARVEL que fôra capturada pelo vilão Steve Lang, assume o controle da nave para salvar o restante do grupo. Ao reentrar na atmosfera terrestre, Jean foi exposta á forte radiação e entrou em contato com uma entidade cósmica chamada de “Força-Fênix”, porem salvou a equipe ao fazer um pouso forçado na baía da Jamaica.


Este ato de sacrifico resultou em sua trágica e aparente morte e no surgimento da personagem FÊNIX, uma entidade que se autodenomina: o “Fogo da Vida”; em Giant Size X-Men #101. FÊNIX copiou o estereótipo e as lembranças mentais de Jean, assumindo provisoriamente sua personalidade. A semelhança de FÊNIX com Jean causou muitos impasses na equipe, que acreditava na simbiose da personagem com a entidade.


Os poderes da FÊNIX consistiam nos poderes de Jean aumentado em mais de centenas de vezes, quase infinitas, chegando a alterar a matéria e eliminar os poderes de outros mutantes ao seu redor; além também de adquirir a capacidade pirocinética. Após uma crise de identidade; FÊNIX foi influenciada pelo Mestre Mental e se uniu ao Clube do Inferno, adotando o codinome de “Rainha Negra”. Ao liberar seu lado negro, Jean perde o controle sobre seu imenso poder transformando-se na FÊNIX NEGRA, uma versão maligna de si mesma. Os X-MEN então, são capturados pelo Clube do Inferno, com a ajuda da FÊNIX NEGRA e libertados posteriormente com a ajuda de uma nova integrante adicionada na saga, a jovem:

NINFA/LINCE NEGRA (Katherine Kitty Pryde) – seus poderes mutantes consistem na manipulação da densidade corpórea, que resulta na habilidade de atravessar qualquer objeto sólido de qualquer densidade. Kitty foi convidada para participar do Clube do Inferno, porém recusou, vindo a ajudar a libertar os X-MEN, que a acolheram. Também ganhou mais tarde, em uma aventura espacial, um dragãozinho extraterrestre de estimação, o enfezado Loockheed, que participava quase sempre de suas aventuras. (sua primeira aparição foi em The Uncanny X-Men #129).


Após quase matar os X-MEN, a FÊNIX NEGRA, dominada por um ataque de fúria intenso; consome uma estrela inteira e consequentemente destrói um planeta habitado, ato considerado como um genocídio criminoso pela Majestrix Lilandra, do império Shi´arFÊNIX então, foi julgada e sentenciada á morte pela Majestrix; porém o Professor X invocou um antigo costume Shi´ar que consistia em uma batalha na área azul da Lua entre os X-MEN e a Guarda Imperial da MajestrixCaso os X-MEN vencesse, FÊNIX seria libertada. Os X-MEN venceram, porém a entidade já havia arquitetado sua própria morte e se suicidou.

Foi o que aconteceu na edição #137 de The Uncanny X-Men em 1980, uma decisão polêmica do editor-chefe Jim Shooter, indo de contra mão á idéia da dupla criadora Claremont/Byrne em manter a FÊNIX NEGRA viva e transformá-la em uma super-vilã. Mais de uma década depois a MARVEL publicou nos gibis dos VINGADORES um arco de história onde os integrantes do QUARTETO FANTÁSTICO encontraram um casulo na baia da Jamaica. Neste casulo estava a verdadeira Jean Grey, agora recuperada da radiação solar que sofrera vindo a revelar aos leitores que a FÊNIX havia emulado e absolvido a consciência de Jean fazendo-se passar por ela até que se recuperasse.
Jean então se uniu aos integrantes afastados da primeira equipe mutante, para fundarem o X-FACTOR, uma equipe mutante patrocinada pelo governo norte-americano, responsável por "caçar" mutantes. Contudo seu integrantes apenas usavam como "fachada", pois na verdade estavam protegendo os mutantes encontrados das forças armadas locais. A Saga da Fênix Negra foi uma das mais populares da Mitologia Mutante e inspirou muitas adaptações para desenhos animados e inclusive para o cinema, á exemplo do filme: "X-MEN 3: A Batalha Final"


Personagem FÊNIX NEGRA adaptada para os cinemas em: X-MEN 3: The Last Stand


4 comentários:

  1. no filme eu não gostei da adaptação da saga da fênix negra, em x-men 3 -X-Men 3: The Last Stand - pois a fênix foi colocada como parte da personalidade da jean grey, sendo que sabemos que nos quadrinhos a fênix é uma entidade e não parte da psiquê da jean grey

    ResponderExcluir
  2. Sem contar que a atriz nao tem nada ver...tbm o figurino pobre da fenix .

    ResponderExcluir
  3. Sem contar que a atriz nao tem nada ver...tbm o figurino pobre da fenix .

    ResponderExcluir
  4. Sem contar que a atriz nao tem nada ver...tbm o figurino pobre da fenix .

    ResponderExcluir