sábado, 26 de julho de 2014

DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO - 1981

A morte da FÊNIX abalou profundamente os leitores da época, todavia a dupla Claremont/Byrne (Argumento e Desenhos respectivamente) revelou-nos uma catástrofe ainda maior: um futuro negro e apocalíptico onde a maioria dos super-heróis e vilões foi exterminada impiedosamente por grandes robôs denominados “Sentinelas” e, os últimos mutantes sobreviventes eram perseguidos por inescrupulosos “farejadores psíquicos” e condenados conviver em campos de concentração, onde eram chacinados um a um.                                            
Extremamente inovadora para sua época (1981), assim ficou conhecida a saga futurista: “Dias de Um Futuro Esquecido”, que se passa entre duas realidades temporais: a Terra de 1986 e a Terra de 2018.

            fonte: www.minigeeks.com.br 
                     
No futuro alternativo de 2018, toda a população dos EUA é controlada pelos gigantes robôs Sentinelas.
fonte: www.nivelepico.com
Rachel Summers, filha de Jean Grey (GAROTA MARVEL) e Scott Summers (CICLOPE) da Terra de 1986 e seu marido Franklin Richards, filho de Reed Richards (SR.FANTÁSTICO) e Susan Storm (MULHER INVISÍVEL), arquitetam um plano juntamente com os mutantes sobreviventes (COLOSSUS, WOLVERINE, LINCE NEGRA e TEMPESTADE) para neutralizar os efeitos do “Colar Inibidor (ver no Glossário-X) e enviar a mente de Kitty Pryde, a LINCE NEGRA, ao seu corpo da Terra de 1986, no intuito de impedir o assassinato do senador Robert Kelly, candidato á presidência dos EUA.
fonte: jovemnerd.com.br
A morte do senador desencadearia a criação do “Ato Institucional Norte-Americano para Registro de Mutantes, assim executado com a reativação dos gigantes robôs Sentinelas e sua programação para eliminar a ameaça mutante de vez. Contudo o que acontece é algo pior: os governos sucessores ao Ato Institucional (temendo os poderes sobre-humanos não só dos mutantes, mas também dos super-heróis e vilões), programam os robôs sentinelas para aniquilar de vez toda ameaça á hegemonia da raça humana.
              fonte: omelete.uol.com.br

Os robôs sentinelas passam então a controlar toda a sociedade, que é divida por três castas: os “H”(humanos normais, desprovidos de genes mutantes com permissão para procriar), os “A”(humanos anormais,  pessoas comuns possuidoras de genes mutantes que não se interessam por seus poderes sem a permissão de procriar) e os “M” (mutantes que usam seus poderes, todavia são controlados pelo colar inibidor, são considerados a casta mais baixa da sociedade, comparados á párias e marginalizados pela Lei de Controle Mutante de 1993).
                                                                                                               fonte: www.dinamo.art.br

Preocupados com a proliferação dos robôs Sentinelas pelo planeta e um possível holocausto nuclear por parte de outras nações, o grupo batizado de “Resistência Mutante, consegue neutralizar através de um “bloqueador” os efeitos do colar inibidor e, Rachel Summers (com intermédio de seus poderes), realiza a transferência psico-temporal da mente de Kitty Pryde, que retorna ao seu próprio corpo na Terra de 1986. Kitty Pryde então retorna no tempo (na época era novata na equipe mutante). Através da janela temporal, Kitty se depara consigo mesmo, porém mais velha, triste, sábia e forte e acaba desmaiando na Sala de Perigo. Ao acordar, Kitty comove-se de emoção ao ver todos seus amigos vivos novamente! Na época os X-MEN era composto por: WOLVERINE, NOTURNO, COLOSSUS, TEMPESTADE, ANJO. Kitty então conta sobre o futuro apocalíptico para os mutantes e, inicialmente, há resistência por parte dos X-MEN em acreditar em Kitty, todavia a equipe mutante resolve partir para Washington DC, onde o PROFESSOR X, juntamente com Moira MacTaggert, participa de um debate mutante com o senador Kelly. Ao chegar á capital norte-americana, o PROFESSOR X realiza uma rápida leitura na mente de Kitty e descobre sobre o futuro apocalíptico mutante. Os X-MEN de 1986 então descobrem o plano de assassinato arquitetado pela vilã MÍSTICA. Liderados por MÍSTICA, a “Nova Irmandade de Mutantes” (composta por SINA, AVALANCHE, PYRO e BLOB) entram em combate com os X-MEN com o objetivo de assassinar o senador Kelly.
                                                                                                                   fonte: www.actionsecomics.net

                                                                               fonte: entretenimento.uol.com.br
Durante um combate entre NOTURNO e MÍSTICA é revelada a origem do mutante NOTURNO. NOTURNO, após comparar sua forma física com a de MÍSTICA, pergunta-lhe quem MÍSTICA seria na verdade. MÍSTICA (mãe biológica de NOTURNO) responde a NOTURNO para ele perguntar á Margali Szardos (mãe adotiva de NOTURNO).  

fonte: www.luisprates.com.br
Enquanto isso, os X-MEN remanescentes de 2018 travam uma batalha com os robôs Sentinelas no intuito de proteger Rachel Summers e Kitty Pryde e concluir seus planos de alterar o futuro. Todavia, um robô Sentinela da nova “Série Omega” assassina WOLVERINE em um dos “Arremessos Especiais” de COLOSSUS.
TEMPESTADE elimina o Sentinela assassino, porem acaba sendo abatida por outros robôs Sentinelas que chegam. COLOSSUS em um ataque de fúria pela morte dos amigos destrói alguns sentinelas, mas também acaba sucumbindo ante a maioria dos robôs.

                                                                                                                 fonte: www.oesquema.com.br

A equipe mutante de 1986, juntamente com a Kitty de 2018, consegue impedir o assassinato do senador. ANJO então, depois de derrotar a Nova Irmandade de Mutantes, questiona o PROFESSOR X se, ao impedirem o assassinato do senador, os X-MEN conseguiram alterar o futuro apocalíptico mutante. Contudo PROFESSOR X não consegue responder a pergunta. Ao final a dupla Claremont/Byrne deixa claro um ar de dúvida sobre o futuro mutante.  Logo após a publicação de “Dias de Um Futuro Esquecido”, Claremont e Byrne dissolveram a parceria de longa data. Enquanto Claremont continuou escrevendo as histórias dos mutantes, Byrne assumiu o argumento e a arte do Quarteto Fantástico

ADAPTAÇÃO PARA OS CINEMAS
fonte: ultradownloads.com.br
Sem dúvida, a saga Dias de Um Futuro Esquecido é uma das sagas mais consagradas da mitologia mutante! É uma obra que, certamente, marcaria presença numa edição dos melhores trabalhos de John Byrne ou de Chris Claremont. A saga futurista precedeu o filme “O Exterminador do Futuro”, de James Cameron, roteirista e diretor do conceituado filme, que nunca confirmou se leu ou não a saga de Claremont/Byrne, mas confessou que um de seus sonhos era trabalhar com quadrinhos. O fato é que há muita semelhança entre as duas obras.



Recentemente, Dias de Um Futuro Esquecido foi adaptada aos cinemas com o subtítulo: “X-MEN: Dias de Um Futuro Esquecido”.
                                                                                                                              fonte: oesquema.com.br

O roteiro do filme traz algumas discrepâncias em relação ao roteiro original de Claremont/Byrne, já que foi adaptada para continuar a trilogia: “X-MEN: Primeira Classe”, dirigido pelo diretor Bryan Singer. Podemos citar aqui algumas delas:

1.  Na saga original, Kitty Pryde, a LINCE NEGRA retorna á Terra de 1986 para impedir o assassinato do senador Robert Kelly, futuro candidato á presidência dos EUA. Na adaptação para os cinemas, é WOLVERINE quem retorna á Terra de 1973 para impedir o assassinato de Bolivar Trask, criador dos robôs sentinelas;
2.  Na adaptação para os cinemas, quem realiza a transferência psico-temporal é Kitty Pryde e não Rachel Summers como na saga original dos quadrinhos;
3.  Na saga de Claremont/Byrne a resistência mutante é composta por COLOSSUS, TEMPESTADE, WOLVERINE, LINCE NEGRA, MAGNETO, FÊNIX II e Franklin Richards, todavia na adaptação cinematográfica, além de COLOSSUS, TEMPESTADE, WOLVERINE, LINCE NEGRA e MAGNETO, aparecem como vivos os mutantes HOMEM DE GELO, BISHOP, APACHE, VAMPIRA, MANCHA SOLAR, BLINK, além do PROFESSOR X.
                                                                                                        fonte: www.bastidoresdatv.com.br

4.  Na adaptação cinematográfica, a equipe mutante de 1973 é desfeita, devido á convocatória para á “Guerra do Vietnã”, restando somente o PROFESSOR X e FERA na mansão X, diferente da realidade dos quadrinhos que não havia esta história de convocação para nenhuma guerra e a equipe estava ativa com WOLVERINE, COLOSSUS, NOTURNO, ANJO, TEMPESTADE e LINCE NEGRA.
5.  No filme de Bryan Singer, o PROFESSOR X de 1973 é interpretado por James McAvoy como um mutante confuso, inexperiente e irresponsável, algo claramente antagônico a sua personalidade até mesmo para a adaptação dos cinemas;
6.  Os robôs Sentinelas da adaptação cinematográfica são menores e possuem “poderes mutantes” herdados dos genes de MISTICA, após uma fusão entre “tecnologia e genética”;
7.  Na adaptação para o cinema, MERCÚRIO ajuda o PROFESSOR X e WOLVERINE a libertar MAGNETO em uma das instalações do Pentágono, fato este que não aconteceu nos quadrinhos;
8.  No filme, MAGNETO tenta matar MISTICA, depois intercepta os protótipos sentinelas e, em sua aparição triunfal, ergue Robert F. Kennedy Memorial Stadium e o coloca em torno da Casa Branca como uma barricada. Depois, MAGNETO comanda os Sentinelas para que ataquem a multidão, fato que nunca aconteceu na saga de Claremont/Byrne;
9.  Ao final da adaptação cinematográfica, WOLVERINE acorda em sua atual linha do tempo (na Terra de 2018 supostamente) na escola de Charles Xavier, onde ele encontra HOMEM DE GELO, VAMPIRA, COLOSSUS, LINCE NEGRA, FERA, TEMPESTADE, JEAN GREY, CICLOPE e o velho Xavier, todos vivos, fato este que não aconteceu nos quadrinhos, pois a dupla Claremont/Byrne deixa claro a dúvida no ar sobre o futuro mutante.

Diferenças a parte, o que acontece é que existem dois públicos do filme: o público leigo da Mitologia Mutante (que conhece a Mitologia Mutante somente através das adaptações cinematográficas) e o público fiel dos quadrinhos (que conhece a Mitologia Mutante através de seus precursores (argumentistas e desenhistas) e, que tinham a esperança em poder assistir a obra de Claremont/Byrne na integra. Na visão do primeiro público, acredito esta, ser a melhor adaptação mutante para os cinemas. Na visão do segundo público, acredito terem se decepcionado por não poderem assistir a morte de WOLVERINE em um “Arremesso Especial” do COLOSSUS, ou então presenciar o combate entre a Nova Irmandade de Mutantes com X-MEN. A missão do O FATOR-X não é defender um ponto de vista, seja do público leigo ou do público fiel dos quadrinhos, e sim conciliar o passado com o futuro. A Mitologia Mutante precisa ser perpetuada ás novas gerações de leitores, por isso precisamos que o público fiel dos quadrinhos, mostre ao público leigo o outro lado dos criadores desta tão rica Mitologia Mutante e incentive-os a não só assistirem as adaptações cinematográficas como também a lerem os gibis das sagas originais. Acredito ser muito difícil uma adaptação cinematográfica igualar ou superar uma obra literária, até mesmo em se tratando de quadrinhos. A imaginação humana é infinitamente rica e variada, mesmo para os efeitos especiais holywoodianos mais avançados, todavia foi muito bom assistir X-MEN: Dias de Um Futuro Esquecido, algo “impensado” por mim ao ler a saga pela primeira vez em 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário