CRONOLOGIA MUTANTE

A ORIGEM: OS X-MEN CLÁSSICOS 1963/1975

Primeira equipe mutante treinada pelo PROFESSOR X: ANJO, 
CICLOPE e JEAN (acima) e, FERA e HOMEM DE GELO com o 
PROFESSOR X (abaixo) 
Stan Lee imaginou o surgimento de uma nova raça na população humana da Terra, a raça Mutante: humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário (devido às mutações genéticas em seus DNAs), nasceram com habilidades super-humanas latentes que geralmente se manifestam na puberdade. Na sociedade científica, os mutantes são vistos como os sucessores da escala evolucionária, por isso são chamados de “Homo superior”. Já na sociedade humana, os mutantes são vistos como “párias” ou “aberrações”, sendo considerados “uma ameaça á humanidade”; já que, alguns destes mutantes apresentam o caráter maligno e usam suas habilidades para fins criminosos; aumentando assim o preconceito e a discriminação á raça mutante. Para combater estes mutantes malignos, Stan Lee idealizou uma equipe de super-heróis mutantes batizados de X-MEN.

Instituto Xavier Para Jovens Superdotados
Na mitologia mutante, os X-MEN foram reunidos por um mutante telepata com alto conhecimento em genética chamado: Charles Francis Xavier, o PROFESSOR X. Charles Xavier usou sua herança para fundar o “Instituto Xavier Para Jovens Super-Dotados”, ocultando do público seu real objetivo: treinar secretamente jovens mutantes, no intuito de usarem suas habilidades em prol da coexistência pacífica e construir o “sonho de harmonia inter-racial” entre humanos e mutantes. A equipe original foi formada pelos mutantes:
                                                 
CICLOPE (Scott Summers) – primeiro aluno de Xavier, sua habilidade mutante consiste em absorver energia solar e convertê-la em energia cinética, liberada por meio de uma rajada óptica de raios vermelhos. Na adolescência, Scott e seu irmão Alex Summers, sofreram um acidente aéreo; porém ambos sobreviveram graças ao disparo de sua rajada óptica da qual amorteceu a queda de ambos. Scott bateu a cabeça ao cair e perdeu o controle de seu poder, contido apenas com o uso de um visor óptico construído com rubí vermelho (único material capaz de conter suas rajadas);

HOMEM DE GELO (Robert Louis Bobby Drake) – sua habilidade mutante consiste em resfriar a umidade do ar ao seu redor de forma que, tudo o que toca congela em segundos. Bobby também cria escudos de gelo, rajadas de gelo e uma plataforma pela qual desliza para se locomover;

FERA (Henry Hank Philip McCoy) – suas habilidades acrobáticas somado aos reflexos mutantes, proporcionam-lhe uma agilidade e força sobre-humana que lhe permite até aderir ás paredes, além de possuir um alto intelecto. Henry sofreu uma transmutação de sua pele em pêlo de coloração azul, adquirida acidentalmente pela assimilação de um soro que acabou por potencializar sua mutação lhe conferindo uma abominável aparência felina;

ANJO (Warren Kenneth Wortington lll) – possui a capacidade mutante de vôo devido a um par de asas nascidas em suas costas. Também é herdeiro de uma das maiores fortunas dos EUA;

GAROTA MARVEL (Jean Grey) – supervisionada desde os 10 anos de idade pelo Professor X, foi a primeira mutante do sexo feminino e a última a ser integrada na equipe original. Jean possui a habilidade telecinética e telepática latente. Mais tarde foi dada como morta em uma missão no espaço, porém uma entidade denominada FÊNIX a copiou e assumiu sua forma e lugar na equipe.

Primeira edição de "The X-MEN"
Logo na primeira edição de “The X-Men # 1”, os X-MEN enfrentaram o seu maior inimigo: MAGNETO, o “Mestre do Magnetismo” e sua Irmandade de Mutantes. MAGNETO e sua Irmandade invadiram uma base de mísseis do governo e ameaçaram realizar um ataque terrorista, porém foram derrotados pelos alunos de Xavier. Já na edição #17, Jack Kirby abandonou a revista e na edição #19 foi à vez de Stan Lee; devido á baixa aceitação do leitor e sua conseqüente e escassa vendagem. Em seu último número, Stan Lee introduziu o não-mutante: MÍMICO, sua última criação. Coube ao jovem argumentista Roy Thomas e o desenhista Neal Adams, a ingrata tarefa de assumir a revista e aumentar a popularidade dos mutantes. Thomas e Adams inseriram uniformes novos e individuais aos personagens e adicionaram mais quatro mutantes á trama:

BANSHEE (Sean Cassidy/IRLANDA) – ex-agente da Interpol, sua habilidade mutante consiste em emitir ondas sonoras liberadas pelo grito. Suas rajadas sônicas são tão fortes que lhe permite voar com apenas um grito. (sua primeira aparição foi em The X-Men #28);

POLARIS (Lorna Dane) – sua habilidade mutante consiste em manipular qualquer objeto de origem metálica através do magnetismo, podendo alterar o campo magnético de qualquer objeto. Polaris adquiriu cabelos verdes devido aos efeitos do magnetismo por um longo período de exposição. (sua primeira aparição foi em The X-Men #49);

DESTRUTOR/HAVOK (Alexander Summers) – irmão de CICLOPE, sua habilidade mutante consiste em absorver energia cósmica e convertê-la em rajadas de plasma. Após o acidente aéreo com seu irmão Scott Summers, Alex passou á absorver continuamente energia cósmica, fato que o obriga a usar um traje especialmente criado pelo Professor X para conter os seus poderes. (sua primeira aparição foi em The X-Men #54);

SOLARIS (Shiro Yoshida/JAPÃO) – teve sua mutação potencializada devido aos efeitos da radiação da Bomba Atômica de Hiroshima. Sua habilidade mutante consiste em absorver energia solar e eletromagnética e convertê-la em rajadas plasmáticas de calor; também possui visão infravermelha. (sua primeira aparição foi em The X-Men # 64).



Monolito Vivo
Nesta fase, os X-MEN enfrentaram personagens como o vilão Monolito Vivo e se aventuraram na Terra Selvagem. Na edição #42, publicada em 1968, os X-MEN enfrentaram o vilão Grotesko, (que durante a batalha assassina o Professor X). Na edição #44, foi revelado que o mutante “Transformante” é quem foi enterrado no lugar de Xavier; pois o mesmo havia se disfarçado de Professor X á seu pedido. O título durou até á edição #66 e depois foi cancelado. Nove meses depois, os X-MEN retornaram apenas em reimpressões de suas primeiras aventuras. Estas reimpressões ocorreram até á edição #93 do título. Logo em 1975, o argumentista Lein Wein, e o desenhista Dave Cockrum, repaginaram a revista tirando os X-MEN do ostracismo ao inserir novos integrantes.

OS NOVOS X-MEN - 1975/1976

Novos X-Men: NOTURNO, PÁSSARO TROVEJANTE, COLOSSUS,
TEMPESTADE e WOLVERINE
Em 1975, o argumentista Len Wein e o desenhista Dave Cockrum, repaginaram a revista tirando os X-MEN do ostracismo com o novo título de “Giant Size X-Men # 1”. Em sua primeira edição foram introduzidos cinco novos mutantes de todo o mundo; encontrados através do computador Cérebro. Recrutados pelo Professor X, no intuito de resgatar os X-MEN originais de uma missão fracassada (na qual foram capturados por Krakoa, a ilha viva), os cinco novos X-MEN eram respectivamente:






TEMPESTADE (Ororo Munroe/QUÊNIA) – possui a capacidade mutante de controlar o clima, produzir relâmpagos, vendavais e ventos fortíssimos. Sua habilidade de controlar o tempo lhe conferiu a alcunha de deusa em sua tribo africana. Com a saída mais tarde de CICLOPE, tornou-se uma das líderes da equipe;

WOLVERINE/ARMA-X (James Howlett Logan/CANADÁ) – ex-agente secreto canadense, Logan foi cobaia no programa Arma X, mas se arrependeu e fugiu para os Estados Unidos. Logan possui um fator de cura acelerada capaz de regenerar qualquer tipo de ferimento, o que lhe permite ter um envelhecimento retardado. Também possui o olfato apurado. No projeto Arma X, seu esqueleto foi revestido por um metal chamado Adamantium; na qual transformou suas garras ósseas retráteis em verdadeiras lâminas cortantes;

COLOSSUS (Piotr Peter Nikoilievicht Raspuntin/SIBÉRIA) – sua habilidade mutante consiste em alterar sua fisiologia humana em uma forma de metal orgânico similar ao aço, o que lhe confere força e uma resistência sobre-humana. Camponês do norte da Rússia, Peter descobriu sua habilidade mutante ao salvar sua irmã MAGIA do atropelamento de um trator; transformando-se em sua forma blindada, o jovem russo partiu o veículo em duas metades com facilidade. Enquanto está em sua forma metálica, Peter não precisa respirar ou se alimentar;

NOTURNO (Kurt Wagner/ALEMANHA) – filho da mutante vilã MÍSTICA, Kurt nasceu com uma aparência demoníaca (provido de três dedos em cada membro, orelhas pontudas similares a um elfo, e uma cauda), foi abandonado logo após o nascimento pela sua mãe. Kurt foi encontrado por monges e criado em um mosteiro na Alemanha, único lugar seguro para esconder sua mutação da população na época. Suas habilidades mutantes consistem em aderir nas paredes e se mesclar nas sombras, além de possuir também a capacidade do teleporte, por intermédio de uma dimensão chamada de Limbo. Seu teleporte é quase sempre acompanhado por uma fumaça de enxofre.

PÁSSARO TROVEJANTE (John Proudstar/EUA) – índio da tribo Cheyenne, sua mutação foi potencializada devido aos testes nucleares norte-americanos realizados em sua reserva indígena. John possui a habilidade mutante de ampliar seu tamanho, força, resistência e sentidos. John sacrificou sua vida logo na segunda aventura da equipe ao impedir a fuga do vilão Conde Nefária, quando o jato onde estava explodiu. PÁSSARO TROVEJANTE é irmão de APACHE, super-herói da Liga da Justiça.

Supercomputador "Cérebro"
As histórias continuaram a partir da edição #94 de Giant Size X-Men. Após o resgate á ilha de Krakoa, alguns membros originais se afastaram da equipe e tomaram outros rumos, são eles: FERA, HOMEM DE GELO, DESTRUTOR e POLARIS, restando apenas a GAROTA MARVEL e CICLOPE; este último assumiu e treinou a nova equipe que passou a contar com a volta de BANSHEE e a participação esporádica de SOLARIS e ANJO. A partir da edição #96, Chris Claremont assumiu o lugar de Wein na argumentação e inovou o contexto da revista; inserindo características particulares aos personagens mutantes. Já na edição #108 da revista, o jovem desenhista canadense, John Byrne, assumiu o posto de Cockrun e inseriu uma narrativa dinâmica que levou as vendagens aumentarem; além de colaborar na argumentação juntamente com Claremont. Essa parceria foi considerada uma das mais criativas das HQs da época
Mudança no nome da revista para "The Uncanny X-Men": o ínicio da dupla Chris Claremont e John Byrne


Tropa Alpha
Na edição #114, a revista passou a se chamar “The Uncanny X-Men”; nesta fase os X-MEN enfrentam a recém criada equipe canadense, Tropa Alfa (que mais tarde se tornariam aliados). Os remanescentes da duas equipes mutantes também enfretaram o vilão Árcade; apenas aperitivos para o início de uma das maiores sagas da equipe mutante: a “Saga da Fênix Negra”.





A SAGA DA FÊNIX NEGRA - 1976

A Saga da Fênix Negra ocorreu em meados de 1976 e foi apresentada entre as edições #98 até a #137 de The Uncanny X-Men. A trama se inicia quando os X-MEN tentam retornar á Terra, após uma batalha contra Steve Lang e seus sentinelas na estação espacial do projeto ArmagedomJean Grey, a GAROTA MARVEL que fôra capturada pelo vilão Steve Lang, assume o controle da nave para salvar o restante do grupo. Ao reentrar na atmosfera terrestre, Jean foi exposta á forte radiação e entrou em contato com uma entidade cósmica chamada de “Força-Fênix”, porem salvou a equipe ao fazer um pouso forçado na baía da Jamaica.


Este ato de sacrifico resultou em sua trágica e aparente morte e no surgimento da personagem FÊNIX, uma entidade que se autodenomina: o “Fogo da Vida”; em Giant Size X-Men #101. FÊNIX copiou o estereótipo e as lembranças mentais de Jean, assumindo provisoriamente sua personalidade. A semelhança de FÊNIX com Jean causou muitos impasses na equipe, que acreditava na simbiose da personagem com a entidade.


Os poderes da FÊNIX consistiam nos poderes de Jean aumentado em mais de centenas de vezes, quase infinitas, chegando a alterar a matéria e eliminar os poderes de outros mutantes ao seu redor; além também de adquirir a capacidade pirocinética. Após uma crise de identidade; FÊNIX foi influenciada pelo Mestre Mental e se uniu ao Clube do Inferno, adotando o codinome de “Rainha Negra”. Ao liberar seu lado negro, Jean perde o controle sobre seu imenso poder transformando-se na FÊNIX NEGRA, uma versão maligna de si mesma. Os X-MEN então, são capturados pelo Clube do Inferno, com a ajuda da FÊNIX NEGRA e libertados posteriormente com a ajuda de uma nova integrante adicionada na saga, a jovem:

NINFA/LINCE NEGRA (Katherine Kitty Pryde) – seus poderes mutantes consistem na manipulação da densidade corpórea, que resulta na habilidade de atravessar qualquer objeto sólido de qualquer densidade. Kitty foi convidada para participar do Clube do Inferno, porém recusou, vindo a ajudar a libertar os X-MEN, que a acolheram. Também ganhou mais tarde, em uma aventura espacial, um dragãozinho extraterrestre de estimação, o enfezado Loockheed, que participava quase sempre de suas aventuras. (sua primeira aparição foi em The Uncanny X-Men #129).


Após quase matar os X-MEN, a FÊNIX NEGRA, dominada por um ataque de fúria intenso; consome uma estrela inteira e consequentemente destrói um planeta habitado, ato considerado como um genocídio criminoso pela Majestrix Lilandra, do império Shi´arFÊNIX então, foi julgada e sentenciada á morte pela Majestrix; porém o Professor X invocou um antigo costume Shi´ar que consistia em uma batalha na área azul da Lua entre os X-MEN e a Guarda Imperial da MajestrixCaso os X-MEN vencesse, FÊNIX seria libertada. Os X-MEN venceram, porém a entidade já havia arquitetado sua própria morte e se suicidou.

Foi o que aconteceu na edição #137 de The Uncanny X-Men em 1980, uma decisão polêmica do editor-chefe Jim Shooter, indo de contra mão á idéia da dupla criadora Claremont/Byrne em manter a FÊNIX NEGRA viva e transformá-la em uma super-vilã. Mais de uma década depois a MARVEL publicou nos gibis dos VINGADORES um arco de história onde os integrantes do QUARTETO FANTÁSTICO encontraram um casulo na baia da Jamaica. Neste casulo estava a verdadeira Jean Grey, agora recuperada da radiação solar que sofrera vindo a revelar aos leitores que a FÊNIX havia emulado e absolvido a consciência de Jean fazendo-se passar por ela até que se recuperasse.
Jean então se uniu aos integrantes afastados da primeira equipe mutante, para fundarem o X-FACTOR, uma equipe mutante patrocinada pelo governo norte-americano, responsável por "caçar" mutantes. Contudo seu integrantes apenas usavam como "fachada", pois na verdade estavam protegendo os mutantes encontrados das forças armadas locais. A Saga da Fênix Negra foi uma das mais populares da Mitologia Mutante e inspirou muitas adaptações para desenhos animados e inclusive para o cinema, á exemplo do filme: "X-MEN 3: A Batalha Final"

Personagem FÊNIX NEGRA adaptada para os cinemas em: X-MEN 3: The Last Stand


A SAGA DE PROTEUS - 1979 

Escrita em meados de 1979 pelo argumentista Chris Claremont e desenhada por John Byrne, a Saga de Proteus foi apresentada concomitantemente á saga da Fênix Negra, entre a edição #125 e #128 de The Uncanny X-Men. A saga conta a história de Kevin, o “Mutant X”, filho da genetiscista humana Dra.Moira MacTaggert; Kevin foi aprisionado por sua mãe em uma cela de enegia isotérica devido ao seu alto poder energético.
Kevin quando criança em sua cela de energia isotérica
Após uma batalha entre MAGNETO e os X-MEN na Ilha Muir, a cela de Kevin foi danificada, o que lhe permitiu fugir e assumir o corpo de Angus MacWhirter. Durante a sua fuga, Kevin entra em confronto com POLARIS, HOMEM-MÚLTIPLO e FÊNIX, que estavam na ilha. Após um derrotar POLARIS e HOMEM-MÚLTIPLO, Kevin entra em enfrenta a FÊNIX, que o derrotou. Kevin então consegue escapar com vida, sem o corpo de Angus, destruído na batalha, e sem o campo isotérico de energia de sua cela, seu corpo então, começou a queimar de dentro para fora e então procurou outros corpos hospedeiros que haviam na ilha, como alternativa.

Após um breve confronto com os X-MEN, Kevin se denomina com o codinome de PROTEUS, em uma referência ao deus grego, e parte para a Suécia em busca de seu pai, o político Joseph MacTaggert. Na Suécia, PROTEUS possui o corpo de seu pai e, posteriormente, entra em confronto com os X-MEN novamente, e o corpo de Joseph é destruído durante a batalha.


Sem um corpo hospedeiro, PROTEUS decide possuir o corpo de COLOSSUS (em sua forma metálica), porém sua forma de energia é perfurada e espalhada pelo mundo, devido á sua intolerância ao metal.


Os X-MEN então, retornam á ilha Muir, para dar á notícia da morte de PROTEUS á sua mãe, Moira MacTaggert. Pouco tempo depois, Moira pensou em clonar PROTEUS, porém abandonou a idéia quando inciou um romance com o mutante BANSHEE.



DIAS DE DE UM FUTURO ESQUECIDO - 1981 


A morte da FÊNIX abalou profundamente os leitores da época, todavia a dupla Claremont/Byrne (Argumento e Desenhos respectivamente) revelou-nos uma catástrofe ainda maior: um futuro negro e apocalíptico onde a maioria dos super-heróis e vilões foi exterminada impiedosamente por grandes robôs denominados “Sentinelas” e, os últimos mutantes sobreviventes eram perseguidos por inescrupulosos “farejadores psíquicos” e condenados conviver em campos de concentração, onde eram chacinados um a um.                                            
Extremamente inovadora para sua época (1981), assim ficou conhecida a saga futurista: “Dias de Um Futuro Esquecido”, que se passa entre duas realidades temporais: a Terra de 1986 e a Terra de 2018.

            fonte: www.minigeeks.com.br 
                     
No futuro alternativo de 2018, toda a população dos EUA é controlada pelos gigantes robôs Sentinelas.
fonte: www.nivelepico.com
Rachel Summersfilha de Jean Grey (GAROTA MARVEL) e Scott Summers (CICLOPE) da Terra de 1986 e seu marido Franklin Richards, filho de Reed Richards (SR.FANTÁSTICO) e Susan Storm (MULHER INVISÍVEL), arquitetam um plano juntamente com os mutantes sobreviventes (COLOSSUS, WOLVERINE, LINCE NEGRA e TEMPESTADE) para neutralizar os efeitos do “Colar Inibidor (ver no Glossário-X) e enviar a mente de Kitty Pryde, a LINCE NEGRA, ao seu corpo da Terra de 1986, no intuito de impedir o assassinato do senador Robert Kellycandidato á presidência dos EUA.
fonte: jovemnerd.com.br
A morte do senador desencadearia a criação do “Ato Institucional Norte-Americano para Registro de Mutantes, assim executado com a reativação dos gigantes robôs Sentinelas e sua programação para eliminar a ameaça mutante de vez. Contudo o que acontece é algo pior: os governos sucessores ao Ato Institucional (temendo os poderes sobre-humanos não só dos mutantes, mas também dos super-heróis e vilões), programam os robôs sentinelas para aniquilar de vez toda ameaça á hegemonia da raça humana.
              fonte: omelete.uol.com.br

Os robôs sentinelas passam então a controlar toda a sociedade, que é divida por três castas: os “H”(humanos normais, desprovidos de genes mutantes com permissão para procriar), os “A”(humanos anormais,  pessoas comuns possuidoras de genes mutantes que não se interessam por seus poderes sem a permissão de procriar) e os “M” (mutantes que usam seus poderes, todavia são controlados pelo colar inibidor, são considerados a casta mais baixa da sociedade, comparados á párias e marginalizados pela Lei de Controle Mutante de 1993).
                                                                                                               fonte: www.dinamo.art.br

Preocupados com a proliferação dos robôs Sentinelas pelo planeta e um possível holocausto nuclear por parte de outras nações, o grupo batizado de “Resistência Mutante, consegue neutralizar através de um “bloqueador” os efeitos do colar inibidor e, Rachel Summers (com intermédio de seus poderes), realiza a transferência psico-temporal da mente de Kitty Pryde, que retorna ao seu próprio corpo na Terra de 1986. Kitty Pryde então retorna no tempo (na época era novata na equipe mutante). Através da janela temporal, Kitty se depara consigo mesmo, porém mais velha, triste, sábia e forte e acaba desmaiando na Sala de Perigo. Ao acordar, Kitty comove-se de emoção ao ver todos seus amigos vivos novamente! Na época os X-MEN era composto por: WOLVERINE, NOTURNO, COLOSSUS, TEMPESTADE, ANJO. Kitty então conta sobre o futuro apocalíptico para os mutantes e, inicialmente, há resistência por parte dos X-MEN em acreditar em Kitty, todavia a equipe mutante resolve partir para Washington DC, onde o PROFESSOR X, juntamente com Moira MacTaggert, participa de um debate mutante com o senador Kelly. Ao chegar á capital norte-americana, o PROFESSOR X realiza uma rápida leitura na mente de Kitty e descobre sobre o futuro apocalíptico mutante. Os X-MEN de 1986 então descobrem o plano de assassinato arquitetado pela vilã MÍSTICA. Liderados por MÍSTICA, a “Nova Irmandade de Mutantes” (composta por SINA, AVALANCHE, PYRO e BLOB) entram em combate com os X-MEN com o objetivo de assassinar o senador Kelly.
                                                                                                                   fonte: www.actionsecomics.net

                                                                               fonte: entretenimento.uol.com.br
Durante um combate entre NOTURNO e MÍSTICA é revelada a origem do mutante NOTURNO. NOTURNO, após comparar sua forma física com a de MÍSTICA, pergunta-lhe quem MÍSTICA seria na verdade. MÍSTICA (mãe biológica de NOTURNO) responde a NOTURNO para ele perguntar á Margali Szardos (mãe adotiva de NOTURNO).  

fonte: www.luisprates.com.br
Enquanto isso, os X-MEN remanescentes de 2018 travam uma batalha com os robôs Sentinelas no intuito de proteger Rachel Summers e Kitty Pryde e concluir seus planos de alterar o futuro. Todavia, um robô Sentinela da nova “Série Omega” assassina WOLVERINE em um dos “Arremessos Especiais” de COLOSSUS.
TEMPESTADE elimina o Sentinela assassino, porem acaba sendo abatida por outros robôs Sentinelas que chegam. COLOSSUS em um ataque de fúria pela morte dos amigos destrói alguns sentinelas, mas também acaba sucumbindo ante a maioria dos robôs.

                                                                                                                 fonte: www.oesquema.com.br

A equipe mutante de 1986, juntamente com a Kitty de 2018, consegue impedir o assassinato do senador. ANJO então, depois de derrotar a Nova Irmandade de Mutantes, questiona o PROFESSOR X se, ao impedirem o assassinato do senador, os X-MEN conseguiram alterar o futuro apocalíptico mutante. Contudo PROFESSOR X não consegue responder a pergunta. Ao final a dupla Claremont/Byrne deixa claro um ar de dúvida sobre o futuro mutante.  Logo após a publicação de “Dias de Um Futuro Esquecido”Claremont e Byrne dissolveram a parceria de longa data. Enquanto Claremont continuou escrevendo as histórias dos mutantes, Byrne assumiu o argumento e a arte do Quarteto Fantástico

ADAPTAÇÃO PARA OS CINEMAS
fonte: ultradownloads.com.br
Sem dúvida, a saga Dias de Um Futuro Esquecido é uma das sagas mais consagradas da mitologia mutante! É uma obra que, certamente, marcaria presença numa edição dos melhores trabalhos de John Byrne ou de Chris Claremont. A saga futurista precedeu o filme “O Exterminador do Futuro”, de James Cameron, roteirista e diretor do conceituado filme, que nunca confirmou se leu ou não a saga de Claremont/Byrne, mas confessou que um de seus sonhos era trabalhar com quadrinhos. O fato é que há muita semelhança entre as duas obras.



Recentemente, Dias de Um Futuro Esquecido foi adaptada aos cinemas com o subtítulo: “X-MEN: Dias de Um Futuro Esquecido”.
                                                                                                                              fonte: oesquema.com.br

O roteiro do filme traz algumas discrepâncias em relação ao roteiro original de Claremont/Byrne, já que foi adaptada para continuar a trilogia: “X-MEN: Primeira Classe”, dirigido pelo diretor Bryan Singer. Podemos citar aqui algumas delas:

1.  Na saga original, Kitty Pryde, a LINCE NEGRA retorna á Terra de 1986 para impedir o assassinato do senador Robert Kelly, futuro candidato á presidência dos EUA. Na adaptação para os cinemas, é WOLVERINE quem retorna á Terra de 1973 para impedir o assassinato de Bolivar Trask, criador dos robôs sentinelas;
2.  Na adaptação para os cinemas, quem realiza a transferência psico-temporal é Kitty Pryde e não Rachel Summers como na saga original dos quadrinhos;
3.  Na saga de Claremont/Byrne a resistência mutante é composta por COLOSSUS, TEMPESTADE, WOLVERINE, LINCE NEGRA, MAGNETO, FÊNIX II e Franklin Richards, todavia na adaptação cinematográfica, além de COLOSSUS, TEMPESTADE, WOLVERINE, LINCE NEGRA e MAGNETO, aparecem como vivos os mutantes HOMEM DE GELO, BISHOP, APACHE, VAMPIRA, MANCHA SOLAR, BLINK, além do PROFESSOR X.
                                                                                                        fonte: www.bastidoresdatv.com.br

4.  Na adaptação cinematográfica, a equipe mutante de 1973 é desfeita, devido á convocatória para á “Guerra do Vietnã”, restando somente o PROFESSOR X e FERA na mansão X, diferente da realidade dos quadrinhos que não havia esta história de convocação para nenhuma guerra e a equipe estava ativa com WOLVERINE, COLOSSUS, NOTURNO, ANJO, TEMPESTADE e LINCE NEGRA.
5.  No filme de Bryan Singer, o PROFESSOR X de 1973 é interpretado por James McAvoy como um mutante confuso, inexperiente e irresponsável, algo claramente antagônico a sua personalidade até mesmo para a adaptação dos cinemas;
6.  Os robôs Sentinelas da adaptação cinematográfica são menores e possuem “poderes mutantes” herdados dos genes de MISTICA, após uma fusão entre “tecnologia e genética”;
7.  Na adaptação para o cinema, MERCÚRIO ajuda o PROFESSOR X e WOLVERINE a libertar MAGNETO em uma das instalações do Pentágono, fato este que não aconteceu nos quadrinhos;
8.  No filme, MAGNETO tenta matar MISTICA, depois intercepta os protótipos sentinelas e, em sua aparição triunfal, ergue Robert F. Kennedy Memorial Stadium e o coloca em torno da Casa Branca como uma barricada. Depois, MAGNETO comanda os Sentinelas para que ataquem a multidão, fato que nunca aconteceu na saga de Claremont/Byrne;
9.  Ao final da adaptação cinematográfica, WOLVERINE acorda em sua atual linha do tempo (na Terra de 2018 supostamente) na escola de Charles Xavier, onde ele encontra HOMEM DE GELO, VAMPIRA, COLOSSUS, LINCE NEGRA, FERA, TEMPESTADE, JEAN GREY, CICLOPE e o velho Xavier, todos vivos, fato este que não aconteceu nos quadrinhos, pois a dupla Claremont/Byrne deixa claro a dúvida no ar sobre o futuro mutante.

Diferenças a parte, o que acontece é que existem dois públicos do filme: o público leigo da Mitologia Mutante (que conhece a Mitologia Mutante somente através das adaptações cinematográficas) e o público fiel dos quadrinhos (que conhece a Mitologia Mutante através de seus precursores (argumentistas e desenhistas) e, que tinham a esperança em poder assistir a obra de Claremont/Byrne na integra. Na visão do primeiro público, acredito esta, ser a melhor adaptação mutante para os cinemas. Na visão do segundo público, acredito terem se decepcionado por não poderem assistir a morte de WOLVERINE em um “Arremesso Especial” do COLOSSUS, ou então presenciar o combate entre a Nova Irmandade de Mutantes com X-MEN. A missão do O FATOR-X não é defender um ponto de vista, seja do público leigo ou do público fiel dos quadrinhos, e sim conciliar o passado com o futuro. A Mitologia Mutante precisa ser perpetuada ás novas gerações de leitores, por isso precisamos que o público fiel dos quadrinhos, mostre ao público leigo o outro lado dos criadores desta tão rica Mitologia Mutante e incentive-os a não só assistirem as adaptações cinematográficas como também a lerem os gibis das sagas originais. Acredito ser muito difícil uma adaptação cinematográfica igualar ou superar uma obra literária, até mesmo em se tratando de quadrinhos. A imaginação humana é infinitamente rica e variada, mesmo para os efeitos especiais holywoodianos mais avançados, todavia foi muito bom assistir X-MEN: Dias de Um Futuro Esquecido, algo “impensado” por mim ao ler a saga pela primeira vez em 1991.

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