quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A SAGA DE PROTEUS - 1979

Escrita em meados de 1979 pelo argumentista Chris Claremont e desenhada por John Byrne, a Saga de Proteus foi apresentada concomitantemente á saga da Fênix Negra, entre a edição #125 e #128 de The Uncanny X-Men. A saga conta a história de Kevin, o “Mutant X”, filho da genetiscista humana Dra.Moira MacTaggert; Kevin foi aprisionado por sua mãe em uma cela de enegia isotérica devido ao seu alto poder energético.
Kevin quando criança em sua cela de energia isotérica
Após uma batalha entre MAGNETO e os X-MEN na Ilha Muir, a cela de Kevin foi danificada, o que lhe permitiu fugir e assumir o corpo de Angus MacWhirter. Durante a sua fuga, Kevin entra em confronto com POLARIS, HOMEM-MÚLTIPLO e FÊNIX, que estavam na ilha. Após um derrotar POLARIS e HOMEM-MÚLTIPLO, Kevin entra em enfrenta a FÊNIX, que o derrotou. Kevin então consegue escapar com vida, sem o corpo de Angus, destruído na batalha, e sem o campo isotérico de energia de sua cela, seu corpo então, começou a queimar de dentro para fora e então procurou outros corpos hospedeiros que haviam na ilha, como alternativa.


Após um breve confronto com os X-MEN, Kevin se denomina com o codinome de PROTEUS, em uma referência ao deus grego, e parte para a Suécia em busca de seu pai, o político Joseph MacTaggert. Na Suécia, PROTEUS possui o corpo de seu pai e, posteriormente, entra em confronto com os X-MEN novamente, e o corpo de Joseph é destruído durante a batalha.


Sem um corpo hospedeiro, PROTEUS decide possuir o corpo de COLOSSUS (em sua forma metálica), porém sua forma de energia é perfurada e espalhada pelo mundo, devido á sua intolerância ao metal.


Os X-MEN então, retornam á ilha Muir, para dar á notícia da morte de PROTEUS á sua mãe, Moira MacTaggert. Pouco tempo depois, Moira pensou em clonar PROTEUS, porém abandonou a idéia quando inciou um romance com o mutante BANSHEE.
































2 comentários: